quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Trabalho novo? Veja 10 dicas que ajudam a causar boa impressão

Veja como se comportar para causar uma boa impressão na empresa nova.
O "friozinho na barriga" é comum para quem está iniciando em uma nova empresa. Afinal, é tudo novo: o espaço físico, o jeito da empresa atuar, o chefe e os colegas de trabalho.
Na ansiedade de causar uma boa impressão com os outros integrantes da equipe, o profissional pode agir de maneira inadequada e não ser bem visto logo na chegada. Pensando nisso a consultoria americana CareerBliss elaborou dicas que podem ajudar.

Pontualidade
Chegar atrasado e ficar passeando pelo escritório, sem saber o que fazer, causa impressão de que você se acha o dono da empresa. Procure chegar no horário e se informar das atividades. Quanto antes chegar, mais tempo você terá para conhecer as instalações da empresa e os colegas.

Colegas de Trabalho
Nesta situação, é comum que as pessoas saibam o seu nome, mas você pode não lembrar do nome de quem senta ao seu lado. Uma dica é escrever alguma característica de quem for apresentado que possa ajudar a recordar. Mas cuidado com as anotações: elas não podem ser ofensivas.

O que vestir
Se a maneira de vestir não foi tratada durante o processo de contratação com o departamento de RH (Recursos Humanos), não se desespere. Vá trabalhar como você fosse a uma entrevista de emprego, ou seja, use roupas formais. Ao começar a trabalhar, perceba como os outros estão vestidos. Está é uma excelente tática.

Sem julgamentos
É natural do ser humano que, ao socializar, classifique as outras pessoas, já que algumas transmitem simpatia logo de cara, enquanto outras podem causar uma má impressão. Não julgue as pessoas de imediato. Procure conhecê-las, para depois tirar suas conclusões.

Modéstia
Pessoas que se gabam mais do que as outras são mal vistas. Contar vantagens sobre a carreira termina assim que você sai da entrevista de emprego. Procure impressionar os seus colegas trabalhando e não contando vantagem.

Sorriso no rosto
Ao sorrir, o profissional demonstra confiança e simpatia. Além disso, ao sorrir, disfarça o nervosismo ou desconforto dos primeiros dias de trabalho.

Sem fofoca
Você acabou de conhecer essas pessoas, por isso, mantenha conversas leves e casuais. Se o colega quiser contar algo sobre alguém, seja discreto e tente mudar de assunto o quanto antes.

Atenção
Como funcionário novo, a sua obrigação é ficar atento o máximo possível para entender como é a cultura da empresa. Em algumas empresas o profissional pode ter o costume de ouvir música ou trocar mensagens instântaneas. Antes de fazer qualquer coisa que cause dúvida, observe ao redor.

Pergunte
Não há problema em perguntar sobre o que causar dúvidas, já que os sistemas e os processos são desconhecidos. Mas não abuse: é possível descobrir sozinho algumas atividades, sem incomodar o outro.

Sinceridade
Mostre interece verdadeiro em alguém ou no que está sendo explicado. Mas evite elogios em excesso, pois isso mostra falsidade.

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