terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Festas de Encerramento 2011

Sempre no final do ano letivo as unidades de ensino do Ler e Escrever tem procurado reunir seus alunos e familiares para a festa de encerramento.
Através dessa confraternização a proximidade entre aluno e professor aumenta o que ajuda muito no rendimento das aulas.
É importante também para os familiares, que passam a ver a seriedade do trabalho e como é a interação entre todos.
Nas confraternizações o pastor responsável da IURD também está presente para passar uma mensagem de fé e motivação e fazer uma oração para que Deus abençoe a todos os presentes.
Nosso intuito não é o de apenas alfabetizar, mais sempre estar com as mãos estendidas para ajudar nossos alunos, lutando juntos em busca da realização dos seus sonhos, vencendo dia após dia os obstáculos que surgem na caminhada!
Se você também deseja fazer parte dessa equipe como professor voluntário ou você que não sabe Ler nem escrever faça sua matricula para o ano de 2012, nossas aulas iniciam no dia 06/02/2012.

Para maiores informações:
11-3497-1656

Todas as fotos das confraternizações estão disponiveis no botão Fotos

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Veja lista de cursinhos populares com inscrições abertas para 2012 em São Paulo

As listas de aprovados nos vestibulares 2012 estão sendo divulgadas desde dezembro, e um exemplo é a Unesp  (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), que liberou a lista de candidatos aprovados nesta sexta-feira (27).
Para quem não passou, uma alternativa é estudar para o próximo ano. Os cursinhos populares são uma alternativa para jovens e adultos de baixa renda, e estudantes vindos do ensino médio público.
Alguns são gratuitos e outros são pagos, com mensalidades abaixo do custo dos cursinhos particulares tradicionais, e dão ao aluno a possibilidade de obter bolsas de estudo, dependendo da condição socioeconômica dele.
As aulas terão início em março, mas as inscrições para 2012 já estão abertas.
Confira a lista de alguns cursinhos populares em São Paulo:

Cursinho do 11
Contato: (11) 3107-6293 ou (11) 3101-4583
E-mail: contato@cursinhodoxi.com.br
Site: http://www.cursinhodoxi.com.br/

20 de Novembro
Contato: (11) 3105-5539
Site: http://www.vintedenovembro.com.br

FEA-USP
Contato: (11) 3091-5896
E-mail: cursinhofeausp@cursinhofeausp.com.br
Site: http://www.cursinhofeausp.org/

HENFIL
Contato: (11) 2097-4096
E-mail: atendimento@cursinhohenfil.org.br
Site: http://www.cursinhohenfil.org.br

Rede Emancipa
E-mail: redeemancipa@gmail.com
Site: http://www.redeemancipa.org.br/

Cursinho da Poli
Contato: (11) 2145-7654
Email: ouvidoria@cursinhodapoli.org.br
Site: http://www.cursinhodapoli.org.br

USP
Contato: (11) 3258-1436
E-mail: acepusp@gmail.com
Site: http://www.acepusp.org.br/cursinho/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Trabalho novo? Veja 10 dicas que ajudam a causar boa impressão

Veja como se comportar para causar uma boa impressão na empresa nova.
O "friozinho na barriga" é comum para quem está iniciando em uma nova empresa. Afinal, é tudo novo: o espaço físico, o jeito da empresa atuar, o chefe e os colegas de trabalho.
Na ansiedade de causar uma boa impressão com os outros integrantes da equipe, o profissional pode agir de maneira inadequada e não ser bem visto logo na chegada. Pensando nisso a consultoria americana CareerBliss elaborou dicas que podem ajudar.

Pontualidade
Chegar atrasado e ficar passeando pelo escritório, sem saber o que fazer, causa impressão de que você se acha o dono da empresa. Procure chegar no horário e se informar das atividades. Quanto antes chegar, mais tempo você terá para conhecer as instalações da empresa e os colegas.

Colegas de Trabalho
Nesta situação, é comum que as pessoas saibam o seu nome, mas você pode não lembrar do nome de quem senta ao seu lado. Uma dica é escrever alguma característica de quem for apresentado que possa ajudar a recordar. Mas cuidado com as anotações: elas não podem ser ofensivas.

O que vestir
Se a maneira de vestir não foi tratada durante o processo de contratação com o departamento de RH (Recursos Humanos), não se desespere. Vá trabalhar como você fosse a uma entrevista de emprego, ou seja, use roupas formais. Ao começar a trabalhar, perceba como os outros estão vestidos. Está é uma excelente tática.

Sem julgamentos
É natural do ser humano que, ao socializar, classifique as outras pessoas, já que algumas transmitem simpatia logo de cara, enquanto outras podem causar uma má impressão. Não julgue as pessoas de imediato. Procure conhecê-las, para depois tirar suas conclusões.

Modéstia
Pessoas que se gabam mais do que as outras são mal vistas. Contar vantagens sobre a carreira termina assim que você sai da entrevista de emprego. Procure impressionar os seus colegas trabalhando e não contando vantagem.

Sorriso no rosto
Ao sorrir, o profissional demonstra confiança e simpatia. Além disso, ao sorrir, disfarça o nervosismo ou desconforto dos primeiros dias de trabalho.

Sem fofoca
Você acabou de conhecer essas pessoas, por isso, mantenha conversas leves e casuais. Se o colega quiser contar algo sobre alguém, seja discreto e tente mudar de assunto o quanto antes.

Atenção
Como funcionário novo, a sua obrigação é ficar atento o máximo possível para entender como é a cultura da empresa. Em algumas empresas o profissional pode ter o costume de ouvir música ou trocar mensagens instântaneas. Antes de fazer qualquer coisa que cause dúvida, observe ao redor.

Pergunte
Não há problema em perguntar sobre o que causar dúvidas, já que os sistemas e os processos são desconhecidos. Mas não abuse: é possível descobrir sozinho algumas atividades, sem incomodar o outro.

Sinceridade
Mostre interece verdadeiro em alguém ou no que está sendo explicado. Mas evite elogios em excesso, pois isso mostra falsidade.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Veja oito dicas para fugir de possíveis armadilhas de cursos a distância

      1 - Certifique-se de que a instituição e o pólo estão credenciados
O primeiro passo é verificar se a instituição e o pólo estão credenciados para oferecer cursos à distância. Se for graduação, o caminho mais fácil é consultar o site do MEC (http://siead.mec.gov.br). "Estar dentro da legalidade não garante que seja um curso de qualidade, mas é uma premissa básica", diz o professor João Vianney, conselheiro da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). Instituições em processo de recadastramento podem oferecer as aulas normalmente. Cursos livres não precisam de credenciamento.
2-    Verifique a nota do curso no Enade
Os cursos presenciais ou a distância de graduação são submetidos sem distinção ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Os conceitos vão de 1 a 5, sendo que o MEC considera como dentro do padrão de qualidade aqueles com nota igual ou superior a 3. A avaliação pode ser consultada no site
e-MEC; é preciso ir em "Consulta avançada", e então selecionar "Curso", escrever o nome e escolher "Enade" em "Índice". No site do Inep (http://portal.inep.gov.br/enade), é possível ler a análise completa. "O fundamental é checar se o curso promove a aprendizagem. A instituição pode ter um prédio lindo e laboratórios modernos e ainda assim ter um curso ruim", diz João Vianney, da Abed.
3-     Visite o polo para aulas presenciais
A legislação brasileira para o ensino a distância determina que ao menos 20% da carga horária dos cursos de graduação a distância seja cumprida em encontros presenciais. Portanto é necessário saber onde fica o pólo mais próximo e com qual frequência o aluno deverá comparecer à instituição. Ao fazer o trajeto, avalie a distância e os custos envolvidos no deslocamento. Durante a visita, observe a infraestrutura do local, analisando se os laboratórios são adequados para o curso e se há bibliotecas especializadas e salas multimídia.
4-    Observe a qualidade do material didático
No ensino a distância, o material didático é a principal fonte de aprendizado do aluno. Por isso, contar com um conteúdo preparado especialmente para a modalidade é fundamental. "Peça para dar uma olhada nesses materiais", recomenda Elisa Maria de Assis, pró-reitora de EAD da Unopar (Universidade Norte do Paraná), a instituição brasileira com maior número de alunos em cursos à distância. Mesmo que o material trate de um assunto que você ainda não conhece, é possível perceber se está bem escrito e se há exercícios e exemplos práticos. "Verifique também se tudo estará disponível on-line ou se haverá apostilas impressas", diz ela. No caso de materiais físicos, como apostilas, DVDs ou kits para exercícios, pergunte quem deve arcar com os custos de envio.
5-    Analise o currículo dos professores
Nas aulas à distância, é imprescindível que os professores tenham uma formação sólida e adequada ao curso e à modalidade. São os docentes que elaboram o material didático, dão aulas virtuais e presenciais, tiram as dúvidas e preparam os exames. "A qualidade do corpo docente tem reflexo direto no aprendizado", diz Elisa Maria de Assis, da Unopar. Se o site do curso não disponibilizar o currículo dos professores, peça o documento por e-mail.
6-    Informe-se sobre a tutoria
Um dos grandes diferenciais da EAD é a figura do tutor: profissional responsável por acompanhar os estudos dos alunos, orientando e cobrando quando necessário. Veja quais são os canais de comunicação com ele (telefone, e-mail, chat) e pergunte em quanto tempo, no máximo, você terá sanada uma dúvida sobre a disciplina. Não existe limite de alunos que cada tutor pode atender, variando entre 100 e 500. "O importante é que o tutor esteja disponível para quem o procura e que a resposta seja rápida", diz Elisa de Assis, da Unopar.
7-    Converse com ex-alunos
Uma boa conversa com quem já passou pela experiência pode ajudar a compreender como é o curso na prática. Procure ex-alunos e pergunte se a tutoria funcionou, se os professores são acessíveis, se o material didático é adequado, se as atividades propostas foram relevantes e se as provas foram devolvidas com a correção. As redes sociais podem ser um bom meio para encontrá-los.
8-    Analise a grade de curricular
O título de um curso dá uma ideal geral sobre seu conteúdo. Mas, para saber exatamente o que será abordado nas aulas, é preciso conhecer as disciplinas que compõem a grade curricular. Uma graduação em economia, por exemplo, pode ter o foco no funcionamento da economia global (macroeconomia) ou dar mais ênfase à microeconomia. Cursos livres também devem ter seu conteúdo analisado, já que o nome do curso pode não refletir o que será estudado de fato. "Assim o aluno minimiza o risco de se decepcionar mais tarde", diz Marcos Roberto Palhares, diretor da escola de EAD Instituto Monitor.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ação Social no Asilo

Nessa terça, 17/01/2012, o Ler e Escrever juntamente com a AMC (Associação de Mulheres Cristãs) passou uma tarde muito agradável dividindo alegria aos idosos no asilo Raiar do Sol.
Os idosos puderam esquecer um pouco do seu passado triste e reviver junto a essas mulheres um momento de muita descontração.
As moradoras do asilo foram beneficiadas com corte e pintura de cabelo, manicure e pedicure e também com muito carinho pelas voluntárias que estavam presente.
A Organização Educacional Ler e Escrever sempre têm estado presente em eventos como este, visando contribuir com o trabalho voluntário e também incentivar os próprios alunos e voluntários da instituição a contribuir em benefício do seu próximo.
Podemos observar estampado no rosto o prazer de participar a cada instante e se tornam incansáveis quando findando o momento de volta a casa eles sempre nos questionam, quando vocês voltarão? É possível sim mudar qualquer situação quando nos dispomos a separar um tempo das nossas vidas para fazer o bem sem olhar a quem, simplesmente basta amar ao próximo.
“Quando nos disponibilizamos para isso, necessitamos do sacrifício da renúncia pessoal para vivermos a grandeza de dar, sem esperar nada em troca, apenas pelo prazer de dividir os benefícios que temos recebido em nossas vidas com os menos favorecidos.”
Rosana Oliveira – Presidente da AMC

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Desenvolvimento do país depende da educação, diz Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (16) que o desenvolvimento do país depende da educação. No programa semanal Café com a Presidente, ela destacou a democratização do acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Juntas, as iniciativas contabilizam mais de 300 mil vagas abertas desde o início do ano.
“O desenvolvimento do país depende da educação e por isso esses programas são tão importantes, são tão estratégicos para o jovem, para a sua família e, sobretudo, para o Brasil”, disse. “Nossa intenção é garantir a todos os jovens que queiram frequentar a universidade uma chance, uma oportunidade”, completou.
Dilma lembrou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite que o estudante financie até 100% da mensalidade, com juros de 3,4% ao ano. O programa prevê ainda que o aluno só comece a pagar o empréstimo um ano e meio após o término da faculdade. O prazo é três vezes mais que a duração do curso.
Além disso, segundo a presidente, jovens que optarem por cursos de licenciatura ou de medicina e que forem trabalhar dando aulas em escolas públicas ou atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em locais em que há carência de médicos poderão ter o débito do Fies reduzido.
“A educação é a principal ferramenta para a conquista dos sonhos de cada um e também para que o Brasil continue crescendo, distribuindo renda, para que seja um país de oportunidade para todas as pessoas. Nada é mais importante que a educação quando se trata de distribuição de renda e de garantia de futuro”, concluiu Dilma.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Rede pública de ensino de SP abre período de matrículas

Inscrições são para alunos novos em todo Estado. Quem era aluno da rede em 2011 têm rematrícula automática.
As redes públicas de ensino de São Paulo, estaduais e municipais, abriram nesta terça-feira (11) o período de matrículas para alunos novos. As inscrições para séries do ensino fundamental, médio e a Educação para Jovens e Adultos (EJA) podem ser feitas em qualquer escola estadual ou municipal. Os estudantes que estavam matriculados em 2011 na rede pública de ensino não precisam se cadastrar, eles têm a rematrícula feita automaticamente. 
Para fazer o cadastro, basta o responsável pelo estudante interessado comparecer a uma escola pública e fornecer as informações necessárias (nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato). É recomendável levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência.
Deslocamento e transferência
Entre os dias 12 e 31 deste mês, os responsáveis pelos alunos que mudaram de endereço após a efetivação da matrícula para este ano deverão dirigir-se à escola mais próxima da nova residência, munidos de documento que comprove a mudança, para que seja feito o deslocamento da matrícula.
Após o início das aulas, no dia 1º de fevereiro, será aberto o processo de transferências, realizado ao longo de todo o ano. Para a transferência será dada prioridade aos alunos que comprovadamente mudaram de endereço (após o término do período de deslocamento ou no decorrer do ano), e no caso do ensino médio, também por motivos relacionados ao trabalho. Solicitações de transferência para escolas de preferência poderão ser atendidas caso haja disponibilidade de vaga.
O Ler e Escrever também está com matriculas abertas para os seguintes cursos:
  • Cabeleireiro Profissional
  • Corte Masculino
  • Manicure e Pedicure
  • Estética Facial
  • Técnicas de Massagem
  • Unha artística
  • Informática (Básico ao Avançado)
  • Hardware (Montagem e Manutenção de micros)
  • Alfabetização (de 1ª à 4ª série)
Para maiores informações:
3497-1656

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ESTAGIÁRIOS EM PEDAGOGIA


Muitas são as dúvidas do aluno ao iniciar sua vida acadêmica no curso de pedagogia, como muitos nunca tiveram contato com a sala de aula atuando como professores é normal que surja inúmeros anseios e dúvidas quanto ao futuro como professores, por isso é fundamental o desenvolvimento do estágio supervisionado.
O estágio supervisionado é uma obrigação das pessoas que passam pelo curso superior de qualquer área, sendo normalmente cobrado nos últimos semestres. Essa etapa visa preparar os alunos para os desafios da carreira, proporcionando experiências decisivas para a construção do seu perfil profissional.
No caso do curso de pedagogia, os alunos que estão numa etapa de estágio devem freqüentar a sala de aula para acompanhar de perto o trabalho dos professores.
Ao assistir a aula de um educador, o aluno do curso de pedagogia pode aprender técnicas, adotar outra posição perante o ensino e principalmente conhecer o perfil do alunado. Ser professor é combinação de conteúdo e técnica, por isso o estágio supervisionado desenvolve competências no estudante da área de educação.
Através do estágio na área de pedagogia, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar aquilo que aprenderam na faculdade ao longo dos semestres anteriores. Esse treinamento torna possível a interação do sistema acadêmico com o profissional e coloca a prova as habilidades que o aluno adquiriu no decorrer de sua formação.

Você que esta estudando Pedagogia do 4ª Semestre em diante, pode se inscrever para ser um educador voluntário nas salas de aula do Ler e Escrever, o qual lhe dará direito ao Estágio Supervisionado (40 horas/aula).
Este Estágio, além de atender a uma exigência legal, visa proporcionar ao aluno o treinamento em situação real, levando-o à vivência de situações do cotidiano de uma escola.

Procure uma Igreja Universal do Reino de Deus onde há uma Unidade de Ensino do Ler e Escrever para inscrever-se ao ano letivo de 2012.

Para Maiores Informações: 3497-1656


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sisu 2012

Em menos de dois dias, o número de inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já têm 1,8 milhão de inscrições.


Balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) recebeu 1,8 milhão de inscrições até as 18h deste domingo (8). No total, 949,2 mil estudantes se inscreveram no Sisu até esse horário. O número de inscrições e de candidatos é diferente, pois cada pessoa pode escolher até duas opções de curso.

Estão sendo oferecidas pelo Sisu neste primeiro semestre 108,5 mil vagas. Esses postos estão em 3.300 cursos de 95 instituições.
 
O MEC, no entanto, ressalta que o ritmo de novas inscrições vem diminuindo desde o início do processo. As inscrições começaram à zero hora de sábado (7) e seguem até o fim da noite de quinta-feira (12). Para se inscrever, os candidatos devem entrar no site.
 

Sobre o Sisu

O Sisu é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas do País. Por meio da nota obtida no Enem, o Sistema permite ao estudante tentar ingressar em diferentes instituições. As vagas disponíveis são para ingresso no primeiro e segundo semestre de 2012.  



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mudança de Vida - Parte 2

Essa carta foi escrita por uma aluna do Ler e Escrever.


Meu nome é Claudia Santos, eu estou escrevendo essa carta para dizer que depois que começei a estudar no projeto Ler e Escrever minha vida mudou!
Aprendi a ler e escrever corretamente, eu agradeço a Deus por essa oportunidade que Ele me deu de voltar a estudar, após dez anos fora da sala de aula.
Antes de voltar a estudar perdi muitas oportunidades de trabalho por não saber escrever, creio que terei novas oportunidades agora que estou estudando, pretendo ser esteticista.
Com essas poucas palavras eu termino minha carta, desejando a todos os professores do projeto Ler e Escrever um ano cheio de bençãos.

Ass. Claudia Santos.

Essa carta mostra a importância desse trabalho, assim como essa sra muitas outras pessoas tem sido beneficiadas, se você por algum motivo não teve opotunidade de concluir seus estudos saiba que nunca é tarde, procure uma unidade do Ler e Escrever na IURD. E se você deseja contribuir ajudando o seu próximo sendo um de nossos voluntários entre em contato conosco pelo fone: 3497-1656.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mudança de Vida!

Esse é um depoimento de uma de nossas alunas que teve a vida transformada e através das aulas no Ler e Escrever está tendo a oportunidade de retomar seus estudos.


O Início:
Antes de conhecer a Deus a minha vida era triste, era uma pessoa deprimida, havia um vazio, enfim, faltava tudo, pois faltava Jesus.

O que fiz para mudar essa situação:
Me lançei nos braços de Jesus e quando veio a campanha do Espírito Santo coloquei a minha alma nas mãos de Deus.

Qual motivo me levou a estudar e por quê:
Não pude frequentar uma escola antes, não estudei porque não tive oportunidade e começei a trabalhar muito jovem. Não tinha quem me orientasse e por necessidade de trabalhar e até mesmo coisas básicas do dia a dia como tomar um ônibus decidi retomar os estudos e tive essa oportunidade no Ler e Escrever.

O que tenho feito para permanecer na presença de Deus e conquistar ainda mais:
Vigiando dia após dia, permanecendo na fé para não perder a salvação e estudando para me aprimorar a cada dia mais.

Aluna: Silvana Paula Silva.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Novas Parcerias, Ler e Escrever colaborando com a sociedade

O centro de apoio ao desabrigado, sob a supervisão do Apoio - Associação de Auxílio Mutuo da Região Leste, com sede na Av. São João, 1495, vem recebendo moradores de rua para pernoite, uma parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde os participantes são cadastrados junto a "tenda", como costuma ser chamado o espaço localizado na Av. Rangel Pestana.
Homens e mulheres, encontram neste abrigo um local de acolhimento que traduz um feitio de suas residências, perdidas pelos percalsos da vida.
Os beneficiados costumam chegar ás 18 horas, tomam lanche, banho, se higienizam, jantam e depois se dirigem ao seus leitos, com as devidas roupas de cama.


O local foi visitado pelo Coordenador do Ler e Escrever, Luiz Antonio Dobroca, que relata a realidade de uma ONG bem administrada, limpa, organizada, que reluz a confiança destes moradores de rua.
Como eles almejam formar uma biblioteca, o Ler e Escrever, esteve colaborando com caixas de livros (Romances, aventuras, enciclopédias) em mais de 200 peças, o qual será muito útil aquelas pessoas que se dispuserem a leitura.
Como disse um dos funcionários da entidade, "muitas pessoas que hoje estão nas ruas, ontem foram letrados e isto requer que venhamos a suprir sua carência, providênciando uma bíblioteca de leitura e estudos."


O Ler e Escrever através de seu coordenador, propôs também uma parceria que pudesse ser oferecida as pessoas, com o curso de alfabetização de jovens e adultos e também com os cursos profissionalizantes para aquelas pessoas que almejam esta conquista.


"Nossa função é proporcionar a estas pessoas condições de se integrarem novamente a sociedade devidamente capacitados."
Luiz Antonio Dobroca. Coordenador Estadual do Ler e Escrever.


Maiores informações sobre o centro de apoio ao desabrigado:
Av. São João, 1495 - Santa Cecília - Fone: 3361-2049
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...