Os dados de abandono do ensino médio no Brasil são alarmantes e não há avanço na qualidade na última década. A maioria dos jovens brasileiros entra nesta etapa escolar, mas apenas metade permanece até o fim e uma pequena minoria realmente aprende o que deveria.
Quando o jovem chega ao ensino médio, muitas vezes os responsáveis enfrentam maior dificuldade para acompanhar os filhos no processo escolar, pois os trabalhos exigem domínio de conhecimentos específicos com maior complexidade, além do currículo apresentar maior número de disciplinas. Assim, nesta etapa de desenvolvimento do jovem, os responsáveis podem contribuir para o trabalho pedagógico da escola tomando algumas atitudes, como:
· Valorizar as atividades escolares como etapa de crescimento intelectual;
· Valorizar o avanço social do jovem tanto no que se refere à continuidade dos estudos como na compreensão e participação do espaço em que convive;
· Valorizar o acesso ao mundo do trabalho;
· Observar e acompanhar a rotina das atividades sociais;
· Conversar e ouvir com atenção os seus questionamentos, lembrando que nesta etapa de desenvolvimento surgem muitas dúvidas sobre novos temas;
· Alertar sobre as responsabilidades que acompanham a maior autonomia das suas relações;
· Manter contato com a coordenação da escola para se informar sobre o desempenho desses alunos;
· Acompanhar a frequência às aulas;
· Buscar informações na escola sobre a participação nas atividades escolares;
· Participar das atividades propostas pela escola;
· Desenvolver uma boa parceria entre família e escola, pois esta relação fortalecerá tanto o trabalho dos professores e profissionais que acompanham o dia a dia da juventude, como a orientação desenvolvida pelos responsáveis junto aos jovens;
Nenhum comentário:
Postar um comentário