Áreas como RH e Marketing ganham cada vez mais espaço; salários acompanham o aumento
Há algum tempo, Engenharia – principalmente de Petróleo e Gás, Telecom, TI e Construção Civil – figuram como as “carreiras do futuro”, graças ao aquecimento do mercado de trabalho nesses segmentos. No entanto, outras áreas, como RH e Marketing – principalmente o Varejo e a Área Comercial –, estão ganhando cada vez mais interesse e migrando para o topo da lista de oportunidades.
Na área de RH, a prova disso é que, desde que a economia deu sinais de recuperação, há uma intensa movimentação de profissionais no mercado. Atraídos por melhores oportunidades, cerca de 30% dos brasileiros pediram demissão entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho. Com esse cenário de aquecimento, algumas empresas passaram a enxergar o RH como peça-chave, sobretudo na missão de atrair e reter talentos.
Consequentemente, os salários para os profissionais do setor também subiram: um cargo de gerente de RH, por exemplo, está entre os mais demandados, com remuneração média mensal de R$ 16.500. O RH deixou de ser visto como aquela área burocrática, chata e metódica da empresa e vem assumindo funções que antes não tinha, como participar ativamente do planejamento estratégico.
Em escolas que oferecem cursos variados de extensão, como Finanças, Qualidade, Logística e Distribuição, cerca de 90% dos matriculados estão em busca de cursos voltados para RH. Algumas competências de RH, como gestão de pessoas e avaliação de desempenho, começam a migrar para outras profissões, não ficando necessariamente restritas aos profissionais formados na área. É importante um engenheiro saber lidar com seus funcionários e avaliar como está o desempenho de cada um e isso justifica toda a demanda que estamos tendo.
As áreas de Varejo e Comercial também estão crescendo cada vez mais nos últimos anos. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, a oferta de crédito fácil e o aumento dos salários, dos empregos e da confiança do consumidor têm permitido a expansão desses setores. Só para se ter uma ideia, as vendas do comércio varejista fecharam 2010 com crescimento de 10,9% sobre 2009 e poderão atingir taxa de expansão de 6,5% em 2011. O volume de vendas do varejo brasileiro também cresceu em quase todas as 27 unidades da Federação: a exceção foi o Amapá. Enquanto tivermos esse cenário, a tendência é que esses mercados atraiam mais e mais profissionais.
A nossa aposta também é no Turismo, principalmente por conta da realização da Copa do Mundo em 2014 e dos jogos Olímpicos de 2016.
Temos que ficar de olho nas tendências de mercado. Cada vez mais profissões vão surgir, criando um cenário bem eclético.
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