quarta-feira, 28 de novembro de 2012



Por que fazer intercâmbio?


Já demos aqui alguns motivos básicos para se fazer um intercâmbio. Mas agora vamos nos aprofundar mais nessa história e mostrar porque o intercâmbio pode ser tão especial.
Tá, já sabemos que fazer intercâmbio hoje em dia é importante porque o inglês é mais do que necessário e para as empresas é um diferencial ter morado em outro país. Mas, se fosse só por isso nós não gastaríamos tanto em uma viagem como essa, poderíamos arrumar um namorado estrangeiro ou nos enfiar em uma casa de estrangeiros por algum tempo, que aprenderíamos inglês da mesma forma, não é?
É claro que a gente prefere a outra opção! Agora a pergunta é, por que?
Fazer um intercâmbio é muito mais do que ir para outro país estudar ou trabalhar.  Ter uma experiência em outro país transforma sua visão de mundo, amplia sua cultura, faz você rever seus valores e abre sua cabeça para novas ideias e crenças.
Viver sempre em um mesmo lugar pode ser seguro e confortante, mas de certa forma nos fecha para o resto do mundo e não permite enxergar outros pontos de vista e questionar nossas verdades.
Morar em outro país, com pessoas desconhecidas, tendo contato com uma cultura nova, nos faz prestar mais atenção ao que está a nossa volta e ver com outros olhos o que é certo e errado, além de acabar com muitos preconceitos. Ficamos mais abertos a novas experiências, a arriscar, a fazer novas amizades, a conhecer lugares exóticos.
Quando se volta de um intercâmbio, voltam também novas opiniões e visões sobre política, economia, sociedade, responsabilidades, consciência social e ambiental, etc. Descobre-se novas formas de encarar e resolver problemas, de lidar com determinadas situações. Isso nos faz crescer profissionalmente, pessoalmente e emocionalmente também.
Além de tudo isso, fazer intercâmbio deixa o jovem mais independente e confiante. Ele precisa passar por tudo sozinho, sem amigos ou família por perto para ajudar. O jovem aprende a se virar e a conseguir o que busca por seus próprios méritos. E descobre melhor quem ele é de verdade, e o que ele espera do seu futuro.
A experiência do intercâmbio pode ser incrível, e nós recomendamos a todos, não importa a idade, sempre vale a pena viver uma nova cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...