quarta-feira, 11 de abril de 2012

Falta de informação é o maior obstáculo para os vestibulandos

A falta de informação é o maior empecilho para os estudantes dispostos a prestar vestibular e, consequentemente, selecionar uma carreira profissional. De acordo com um levantamento feito pela Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, 59% dos estudantes entrevistados não conhecem bem o comércio em que esperam atuar e 39% não sabem como é o dia a dia da profissão almejada, situação semelhante daqueles que desconhecem as diversas especializações dentro da mesma profissão.  A pesquisa entrevistou 18.129 alunos do 3º ano do ensino médio de colégios públicos (31%) e particulares (69%), da capital paulista.
A pesquisa também divulga que, faltando poucos meses para o vestibular, 56% dos entrevistados possuem dúvidas sobre a profissão a seguir. Nos institutos particulares, o número de indecisos ultrapassa: 46% não sabem qual área selecionar, contra 39% dos alunos das instituições públicas.

“O aluno da rede particular sente que tem mais liberdade para postergar a decisão. Já o estudante da rede pública tende a se definir mais rapidamente, pois precisa ingressar logo no ensino superior devido a maiores restrições financeiras”, diz Luciano Romano, responsável pela pesquisa.
Entre os elementos que mais influenciam na hora de tomar a decisão, a família aparece na primeira posição, com 35% dos entrevistados elegendo a opinião dos familiares a principal a ser levada em conta no vestibular. “Os pais, portanto, precisam se preparar para exercer essa influência: ao invés de oferecer respostas, precisam ajudar os filhos a se questionarem corretamente para esclarecer dúvidas”, diz Romano.

Para acabar com as dúvidas, os profissionais aconselham muita leitura e pesquisa. A internet e os guias profissionais podem ser bastante uteis nesta tarefa Quanto mais conhecimento, menor o risco de errar o curso. Tirar dúvidas com profissionais da área desejada também é uma ótima alternativa, porém o pedagogo e orientador vocacional Silvio Bock faz uma ressalva. “As carreiras oferecem múltiplas áreas de atuação. Certifique-se de que você não está olhando apenas para uma delas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...