Quando o profissional começa em um novo emprego ele vive um misto de sensações. Expectativas, insegurança, motivação e medo, esses são apenas alguns dos sentimentos que permeiam os primeiros dias na nova empresa.
Pensando nisso, Pablo Aversa, especialista em carreiras e sócio fundador da consultoria Alliance Coaching, descreve quatro grandes passos que o profissional deve adotar como um guia de sobrevivência no novo trabalho.
Confira:
Passo 1: Aprenda a arte de ser uma esponja
Existe uma arte de ser genuíno sobre o que não se sabe sem parecer um incompetente. Como se faz isso? Agindo como os mais sábios CEOs e executivos quando aparecem para trabalhar no primeiro dia, ou seja, anunciando com firmeza que "ser uma esponja" é a prioridade número um.
E não estamos aqui falando de fazer uma grande encenação e sair fazendo perguntas sobre tudo. Naturalmente, espera-se que você tenha certo nível de competência e compreensão sobre a sua função. Portanto, em vez de ficar indiscriminadamente concordando com a cabeça quando não tem a mínima ideia do que estão falando, seja uma esponja. Apenas se assegure de escutar e aprender.
Passo 2: Planeje como impactar
Enquanto for uma esponja a coisa mais importante que precisa determinar além das questões básicas sobre o seu trabalho, o que esperam de você e como desempenhar a sua função é como causar um impacto real.
Assim, a melhor forma de fazer isso é estabelecer uma meta e planejar alcançar algo razoavelmente visível e impactante. Por exemplo, na minha primeira iniciativa em vendas, estabeleci uma meta de fora de estoque 0% nos pontos de venda. Bem, verdade seja dita, acabei fracassando. Alcançamos 2,5%, mas, veja só, a chefia gostou da maneira com que agressivamente defini a meta para o time. E isso acabou ajudando a manter meu chefe imunizado em relação ao que se denomina remorso de comprador.
Passo 3: Desça do seu pedestal
As grandes expectativas dos primeiros dias de trabalho não vêm do seu chefe ou de outras pessoas da companhia. Elas costumam vir de você mesmo. E o problema surge quando se coloca uma pressão desnecessária sobre você, o que lhe dá maiores chances de se dar mal, cometer erros de julgamento e coisas do gênero.
Além disso, a maioria dos trabalhos já é desafiadora o suficiente sem essa carga adicional de pressão irracional que vem de dentro de sua cabeça.
Quando você estabelece expectativas irracionais para si mesmo, isso não fica apenas na sua mente. Ela acaba transparecendo nos seus compromissos com os demais. Portanto, saia do pedestal. A realidade já é suficientemente desafiadora.
Passo 4: Encare o seu medo, não a sua ansiedade
A maior parte das pessoas acha que medo e ansiedade são a mesma coisa. Medo é uma resposta emocional em relação a uma ameaça real ou percebida. Ansiedade é uma apreensão sobre algo que você está antecipando ou mesmo sobre algo desconhecido.
Se você está com medo ou preocupado porque não conta com as habilidades ou a capacidade para fazer o trabalho, isso é real e é algo com o qual você precisa lidar. Encare o fato, confronte-o, determine se é real ou não, e aí bole um plano para resolver a questão.
Mas, se você está ficando estressado antes do tempo, antecipando todo tipo de "e se" que ainda não aconteceu e que pode nunca acontecer, você está apenas construindo uma realidade paralela em sua cabeça e fazendo as coisas ficarem piores para si mesmo. Não faça isso. Não se estresse com o desconhecido.
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