Em aulas, com as de Biologia ou em palestras pode ser útil otimizar suas técnicas de anotações.
Nas fotos, aparece um exemplo de anotação no método Cornell, apresentado pela Universidade de Stanford.
O método Cornell consiste em dividir o espaço da folha de papel em três partes: a das informações principais, a das palavras-chave e a das relações entre os conteúdos.
A técnica do método Cornell sistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar a limpo. E, segundo especialistas, não tem desvantagens.
O método das linhas gerais consiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, vão ganhando margens maiores, com indentações. A técnica permite identificar facilmente os pontos principais e secundários da matéria.
O método do mapeamento utiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdos.
A técnica do método do mapeamento funciona bem em palestras e aulas que exigem a participação. Com um esquema gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matéria.
Anotar na forma de tabelas torna a busca por informações relevantes bem fácil. Funciona para memorizar fatos ou características do assunto em questão. A desvantagem é ter de dividir as colunas durante a aula, então é preciso clareza e atenção.
No método das sentenças ou frases cada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separada. É possível incluir numeração - o que torna o caderno mais organizado do que se fosse dividido apenas em parágrafos.
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