terça-feira, 26 de outubro de 2010

Inclusão Digital no Brasil


A inclusão digital é um assunto muito comentado nos meios de comunicação, e vem sendo discutido no cenário político, fazendo com que ações, projetos e programas sociais sejam elaborados e implantados em diversos países no mundo. Ao longo da história, novas tecnologias têm tido o poder de influenciar o comportamento da sociedade, assim como os telefones, o rádio, a televisão, e agora, com um pouco mais de 1 década, a internet.
A nova era que vivemos, a era da informação, possibilita a nós o uso de diversas soluções digitais eficazes que beneficiam muito o nosso dia-a-dia. Porém, milhões de pessoas são classificadas como excluídos digital, não obtendo acesso às redes de comunicação interativas através de computadores conectados à internet.
A Exclusão Digital
                       
Para termos uma idéia dos que são excluídos digitais, podemos fazer perguntas tais como: “Num país como o Brasil, quantos domicílios têm acesso a um computador com linha telefônica disponível para acesso a internet?”. Recentemente, segundo o Mapa de Exclusão Digital divulgado no início de Abril/2003 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), juntamente com outras entidades, aproximadamente 12,46% dos brasileiros têm computador em suas residências e pouco mais de 8,31% encontram-se conectados à Internet.
A exclusão digital reflete na sociedade trazendo consequências culturais, sociais e econômicas, visto que a distribuição desigual da tecnologia, acesso à computadores conectados a internet beneficia apenas um determinado número de pessoas.
“Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação”. (Silva Filho, Antônio Mendes de).
A Inclusão Digital
A inclusão digital basicamente é a iniciativa de fazer com que a sociedade obtenha conhecimento mínimo para utilizar os recursos da tecnologia da informação e de comunicação (TIC), bem como ter e utilizar os recursos físicos, tais como os computadores com acesso à internet.
Muitas iniciativas foram tomadas, dentre uma delas, o governo tomou a iniciativa de disponibilizar laboratórios de informática nas escolas brasileiras e o acesso à internet com banda larga. Embora o aumento de computadores nas escolas públicas no Brasil venha aumentando a cada ano, a pesquisadora Neide de Aquino Noffs, da Faculdade de Educação da PUC-SP diz que a inclusão digital nas escolas da rede pública ainda não é uma realidade. "O laboratório de informática existe, mas não é usado com freqüência. Não é uma atividade rotineira para os alunos; não é como a biblioteca, que fica aberta o tempo todo", afirma Noffs.
Para que a inclusão digital tenha êxito, seria necessário a capacitação dos professores para que a sua aula seja integrada ao uso dos computadores. Alguns exemplos de sucesso são ocorridos em escolas particulares, que contratam monitores que são responsáveis pela manutenção dos laboratórios, estando disponíveis para o acesso aos laboratórios; além disso, os professores têm o auxílio deste para prepararem suas aulas com os recursos.
Outra iniciativa é o projeto dos Telecentros de São Paulo/SP, que teve seu início nos meados de 2001. A prefeita Marta Suplicy assinou um decreto que permitiu a criação da Coordenadoria do Governo Eletrônico, órgão responsável pelas políticas públicas de inclusão digital; sendo o primeiro telecentro no bairro Cidade Tiradentes.
Em Março/2002, depois da estabilização do primeiro Telecentro, começaram a ocorrer, em fase de testes, algumas oficinas para atrair um público mais diversificado. Após a avaliação inicial, foi comprovada a eficácia das oficinas efetuadas. Porém, uma das dificuldades neste projeto é conseguir estabelecer um indicador de qualidade, para que se possa medir a eficácia do projeto e comparar com outros projetos que estão sendo executados em paralelo. Um estudo de caso que poderá ser efetuado, e está sendo estudado, é a criação de cooperativa que irão utilizar a estrutura dos telecentro para desenvolvimento de software livre, assim podendo gerar renda para os participantes nesse grupo.
Outro importante caso de sucesso a ser analisado é o apresentado em uma matéria informativa publicada pelo site ondajovem, que diz: “O Comitê para a Democratização da Informática (CDI), um projeto pioneiro na área, que em dez anos já criou 800 Escolas de Informática e Cidadania em 20 Estados, e cuja metodologia de ensino envolve a tomada de consciência da realidade social. “Nosso objetivo é formar cidadãos”, diz Rodrigo Baggio, fundador do Comitê. A idéia é que a inclusão digital leve à inclusão social. Ao aprender a fazer planilhas eletrônicas no programa Excel, por exemplo, os alunos entram em contato com dados sobre as desigualdades sociais. “Queremos que os jovens se tornem conscientes e possam se posicionar para uma transformação”, afirma Fábio de Oliveira, diretor de operações do CDI, que em 2004 atendeu 120 mil alunos.”. Porém um grande entrave para projeto desse tipo é a infra-estrutura envolvida, pois necessita-se de Internet de banda larga e a falta de tecnologia adequada encarece ou até mesmo inviabiliza o acesso à informática em algumas regiões do país.”
Conclusão
Embora iniciativas tenham sido executadas com sucesso, ainda é necessário uma política pública rígida ao combate a exclusão digital. Isto seria possível elaborando parcerias do governo com setores da indústria, comércio para ampliação dos telecentros e investimentos na educação, visto que é um dos pilares importantes para o acesso à TIC. A inclusão digital deveria ser uma responsabilidade social, visando a inclusão dos excluídos digital, na sua integração junto a sociedade da informação.
Além disso, o acesso à internet deve ser democratizado, visto que é um robusto banco de informações e serviços e deve ser disponibinível à toda sociedade brasileira.

Dicas importantes sobre o Enem 2010

O Enem 2010 – Exame Nacional do Ensino Médio terá restrições mais rígidas durante a realização das provas. Os estudantes poderão usar apenas caneta esferográfica preta.
Estão proibidos a entrada de lápis, borracha e relógio nas salas de exame por questões de segurança, segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Outros itens proibidos que devem permanecer fora das salas, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Serão aceitos apenas documento de identificação original e cartão de confirmação da inscrição, o mesmo enviado pelo correio e e que pode também ser obtido na página de acompanhamento do inscrito.
Quem não receber os cartões de confirmação de inscrição até esta segunda-feira 25/10/2010 deverá consultar as informações sobre a inscrição no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.
Quem não receber o cartão até a próxima segunda-feira e não conseguir acessar as informações da inscrição no site deverá entrar em contato com Ministério da Educação pelo telefone 0800-61-61-61.
As provas ocorrerão das 13h às 17h30 de 6 de novembro, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 7 de novembro, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.
Segundo o Inep, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. Não será permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EXAME FINAL DE 2010

MUDANÇA DE VIDA













Nesta quarta-feira dia 20 de Outubro de 2010, mais uma turma de alunos do Curso Profissionalizante de Cabeleireiro Feminino e Masculino, estiveram fazendo sua avaliação final, após 01 ano de atividades e estudos, com o professor da Federação das Escolas Profissionalizantes, Sr. Raul.
                                                                       
     No total  17 alunos vieram a ser avaliados e receberam elogios, mediante a suas expectativas, causando uma melhor impressão devido seu senso de profissionalismo, em relação a outros grupos anteriores.

     Foram 17 alunos que prestaram as provas e 17 alunos que passaram, dando assim uma porcentagem de 100% de aproveitamento, devido a um ensino de qualidade e esmero.
     Agora já são profissionais que certamente estarão inseridos em um  mercado de trabalho a cada ano  em ascensão. O sonho de cada um virou realidade,agora estarão fazendo a diferença dentro de  suas atividades.
     O Ler e Escrever, podemos dizer que foi contemplado com a direção de um ensino digno de profissionais, onde os educadores além de se esmerarem, mostraram que possuem um dom que verdadeiramente flui de seu ser.
     Esta foi a brilhante turma de 2010. Você pode participar da turma de 2011 é só querer.
     As matrículas para o próximo ano letivo estarão abertas a partir de 15 de Novembro. Estes e outros Cursos dentro da área de Estética te aguardam.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Formatura 2010

Evento: Formatura dos alunos do Ler e Escrever 

A Organização Educacional, Ler e Escrever, estará realizando a formatura de seus alunos de 2010, no Brás, no prédio da Igreja, no auditório do 2º.andar em 25 de Novembro das 20.00 às 22.00 horas.
Onde contaremos como Paraninfo do Bispo Bulhões, Bispo Guaracy, autoridades Educacionais e outras.
     Espero contar com sua presença e de seus alunos que já passaram pelo Teste de Avaliação, para possíveis testemunhos que dará a Folha Universal que estará presente.
Como o auditório é de pequeno porte e se encontra no prédio administrativo ao lado da Radio Aleluia, estaremos padronizando convites que serão dados a àqueles que estarão presentes em nossa reunião mensal do dia 06 de Novembro às 15.00 horas no Brás.
Espero contar com todos que estiveram conosco no ano de 2010, para que possamos fazer uma bela Formatura.
                               Coordenador Estadual: Luiz Antonio Dobroca

Enem 2010



Está ficando cada vez mais próxima a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano.
Com datas agendadas para os próximos dias 06 e 07 de novembro, cerca de  4,6 milhões de candidatos estão inscritos para as Provas do Enem 2010, um número recorde que ultrapassa o ano anterior, onde foram realizadas 4,1 milhões de inscrições.
Apesar dos problemas ocorridos com o roubo das provas no ano passado, a adesão das universidades federais não diminuiu. No total, cinquenta e nove destas instituições de ensino irão utilizar a nota do ENEM para o seu processo de seleção, seja durante a primeira fase do vestibular, como a UFMG e a Unifesp, seja como fonte única de seleção para ingresso em seus cursos de graduação, como é o caso da UFSCar.
Por Elizabeth Preático
Fonte: R7

Sugestão Cultural: Planetário do Carmo

                  
TERÇA ASTRONÔMICA NO PLANETÁRIO DO CARMO
dias 19, 26 de outubro, terças-feiras, 14h
Atividades monitoradas para o público vivenciar Astronomia.
Serão realizadas mostra e debates de filmes de Astronomia, construção de relógio de solares, lançamentos de foguetes com garrafas pets, construção da Rosa-dos-ventos, determinação da latitude local, alameda dos planetas, palestras de temas relativos a Astronomia entre outras.
 
Confira a programação :
Início: 14h – Término: 15h30min
Filme debate: “De olho no céu”
As vagas são limitadas e a participação será pela ordem de chegada até atingir 30 (trinta) participantes. Não será permitida a entrada após esse número de participantes.
Local: área externa ou sala de projeções do Planetário do Carmo
Rua John Speers, 137
Bairro: Itaquera
Parque do Carmo, São Paulo
Informações: 11 5575-5425
Programação livre - evento gratuito

CICLO DE PALESTRAS
ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 02/10 e 09/10, sábados, 9h às 13h
Planetário do Carmo
Nos quatro encontros realizados durante esse ciclo de palestras o participante terá a possibilidade de repensar seus valores sócios ambientais com relação às futuras gerações; a questão da água, o bem maior; a relação dos nossos antepassados com as estrelas e a agricultura e o estabelecimento de atividades sustentáveis junto à comunidade.
REQUISITOS: Ensino Médio completo e educadores.
NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 30 (trinta).
PERÍODO: 18 de setembro a 09 de outubro de 2010 - 16 horas-aula.

HORÁRIO: sábados das 9h às 13h
PROFESSOR: Walter Santana dos Santos.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Apresentação de projeto, participação e observação.
PROGRAMA:
1º ENCONTRO: Reflexões sobre ética e cidadania
- vivência de cultura e paz;
- área externa de convívio (depoimentos).
2º ENCONTRO: Reconhecendo as constelações que regem as quatro estações do ano
- mitos e influências;
- trilha (passeio).
3º ENCONTRO: Saúde publica
- a água;
- o Estado, cuidados pessoais e coletivos;
- as plantas e minérios;
- trilha (reconhecimento).
4º ENCONTRO: Oficinas práticas.
- apresentação de projetos;
- avaliação;
- área externa de convívio (confraternização).
CERTIFICADOS: Terão direito a um certificado expedido pela Prefeitura do Município de São Paulo, os alunos que obtiverem nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e freqüência mínima de 70% das aulas ministradas (servidores municipais: 75% de freqüência).
INSCRIÇÕES: Gratuitas.
Para cada sábado as vagas são limitadas e o critério de ingresso se fará pela ordem de chegada até atingir 30 (trinta) participantes. Não será permitida a entrada após esse número de participantes.
Local: área externa ou auditório do Planetário do Carmo
Rua John Speers, 137
Bairro: Itaquera
Parque do Carmo, São Paulo
Informações: 11 5575-5425

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ser professor é...

Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela
aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...
Feliz dia dos Professores!



EVENTO REALIZADO NA E.E. GUERINO RASO


No dia 13 de Outubro, o Ler e Escrever estiveram realizando uma atividade diferenciada junto às dependências da Escola Estadual Guerino Raso, localizada no Bairro do Belém em SP, onde nesta tarde, denominada “Tarde da Beleza”, os pais, que já tinham sido avisados pela Diretoria, estiveram presentes com seus filhos e pessoas da comunidade, para serem, beneficiadas com: Corte de cabelo (Masculino e Feminino), manicure, orientações advocatícias, conselheira tutelar, distribuição de bolsas aos jovens na Informática e outras atividades pertinentes.



Não só os alunos foram beneficiados e gostaram de participar, como seus pais, professoras, funcionárias e moradores da circunvizinhança, que estiveram presentes.

     A Direção da Escola achou muito proveitosa esta proposta educacional-social, pois constatou que houve participação não só de alunos, como de pais. O comentário geral é que outras entidades, ONGs, Associação de Bairros, pudessem ater a esta proposta, pois leva os alunos  a se beneficiar de uma integração social, onde estes e os pais são inteirados a uma conscientização fundamental de uma sociedade na qual terão direitos a almejar um futuro promissor.
     Podemos com isto notar que são poucas as pessoas que procuram se inteirar com atividades complementares nas Escolas onde seus filhos estudam, e esta diversificação de ações veio a ter um grande significado social nesta com a interação de todos.

Isto é o que almejamos, disse o Coordenador do Ler e Escrever, o obreiro responsável, Luiz Antonio Dobroca, pois a inteiração dentro de uma Escola entre os pais, alunos, professores, pode e deve concretizar as partes seus deveres e obrigações na formação do Caráter do aluno.

     A Diretora, Sra. Lúcia disse que foi uma brilhante tarde, esperamos que possam levar não só a esta Escola Estadual, mas a outras o direito e o dever que cada um tem na formação de uma sociedade mais coerente e justa a nossos pequeninos.

     A estruturação Social começa dentro do Lar e no seio da família, por isto a interação social com este ou outro tipo de movimento, só tem a beneficiar a estrutura educacional de nossas Escolas.
Diretora Lúcia e Sr. Luiz Dobroca
       
Aluna de Manicure fazendo a unha de uma aluna do Guerino Raso

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Encceja 2010


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.
As inscrições são feitas somente pela Internet, no endereço eletrônico http://inscricao.encceja.inep.gov.br , no período de 13 de setembro a 10 de outubro de 2010, para isso você deve ter em

mãos os documentos obrigatórios que são o CPF (Certificado de Pessoa Física), que pode ser solicitado em qualquer agência dos correios, e a Identidade (RG). Este ano, o exame será ofertado para pleitear a conclusão do ensino fundamental.
Caso você tenha feito a inscrição em 2009, obrigatoriamente, terá que confirmá-la no mesmo endereço eletrônico.
Para conhecer mais sobre o Encceja e sanar todas as suas dúvidas navegue na página e verifique as suas possibilidades de participação. Sucesso!
SUPLETIVO DA 1ª. A 8ª. SÉRIE.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010 e a consolidação da democracia no Brasil


No dia 15 de março de 2010 se comemorou os 25 anos da chamada Nova República. Nas últimas décadas, o Brasil tem vivido o seu mais longo período de normalidade democrática em toda a história do país. Em 1982, o país passou por uma grande mudança política com as eleições gerais e as eleições para governadores, quando houve uma ampla vitória da oposição ao regime militar. Em 1984, o Brasil viveu as grandes mobilizações populares das “Diretas Já”. Em 1985, teve a eleição indireta de Tancredo Neves, que infelizmente adoeceu  antes da posse e morreu sem assumir a presidência. Em 1989, o Brasil teve as primeiras eleições diretas para a presidência da República. Em 1992, após longa mobilização de massa, houve o impeachment, por meio democráticos, e a saída do presidente em exercício, Fernando Collor. Assumiu o vice Itamar Franco que passou o bastão, em 1994, para o presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi reeleito e ficou 8 anos no cargo. Em 2002, o Brasil elegeu um retirante nordestino e líder operário que foi reeleito nas eleições seguintes, sendo que Luiz Inácio Lula da Silva vai completar 8 anos no poder e passar a presidência para o (ou a) sexto presidente eleito/a neste “longo” período de estabilidade do Estado de Direito no país.

Estes quase 30 anos de construção democrática não tem paralelo na história do Brasil. De 1500 a 1889 não havia eleições para o cargo máximo do país. Na República Velha (1889 a 1930) havia eleições e alternância no poder, mas menos de 5% da população participava das eleições. A esperança de vida ao nascer estava em torno de 30 anos e a maioria absoluta da população vivia no meio rural, era analfabeta e não tinha acesso aos direitos de cidadania. Como ficou caracterizado, a questão social na República Velha era tratada como uma “questão de polícia”.

Após os 15 anos do governo de Getúlio Vargas (1930-1945) – em que governou a maior parte do tempo com regras autoritárias e de exceção – houve o processo de redemocratização. O chamado período populista (1945-1964) foi marcado por uma democracia instável e com uma incorporação precária da população no processo de desenvolvimento. O eleitorado representava menos de 20% da população brasileira. Este período foi seguido por quase 20 anos de ditadura militar.

Portanto, o atual período democrático caminha para ser o mais longo e, principalmente, o mais profundo em termos de extensão dos direitos de cidadania. A esperança de vida ao nascer passou dos 70 anos, o analfabetismo entre a população em idade escolar esta baixando  e os índices de pobreza tem se reduzido. Mais de dois terços da população participam do processo eleitoral. Embora ainda falte muito para o Brasil ser considerado um país desenvolvido, tem havido progresso e melhoras constantes, mesmo que em um ritmo mais lento do que o desejado. Também muito falta a ser feito do ponto de vista da sustentabilidade ambiental.

As 3 principais candidaturas nas eleições presidenciais de 2010 representam o grau de amadurecimento da democracia brasileira. Ao contrário de eleições passadas, que tinham a presença de figuras exóticas, oportunistas e de compromisso duvidoso com o país, os/as três principais candidatos/as das eleições de 2010 possuem uma biografia mais séria e com compromissos formais aos valores democráticos e de melhoria da qualidade de vida da população.

O atual governador de São Paulo, José Serra (nascido em São Paulo, SP, 19 de março de 1942) foi presidente da UNE no início dos anos de 1960. Exilado após o golpe militar de 1964 fez mestrado no Chile. Após o golpe de Pinochet, em 1973, foi para os Estados Unidos, onde fez o doutorado em economia na Universidade de Cornell. Foi deputado federal constituinte (1987-1991), deputado federal (1991-1995) e senador (1995-2003). Ocupou os cargos de Secretário de Planejamento de São Paulo (1983/1986), ministro do Planejamento e Orçamento (1995-1996), ministro da Saúde (1998-2002) e ainda prefeito de São Paulo (2005-2006).

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, 14 de dezembro de 1947) iniciou suas atividades políticas logo após o golpe de 1964, passando a integrar o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares). Ficou quase três anos presa, entre 1970 e 1972, sofrendo nas sessões de tortura. Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde formou família. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre e foi secretária estadual de Minas e Energia, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra. No governo Lula foi Ministra de Minas e Energia antes de assumir a Casa Civil.

A senadora Marina Silva (nascida Breu Velho, no seringal Bagaço, a 70 km do centro de Rio Branco, Acre, em 8 de fevereiro de 1958). Analfabeta até os 15 anos de idade foi matriculada no Mobral e continuou os estudos até forma-se em História pela UFAC. Foi professora na rede pública de ensino, com ampla atuação política, sendo uma das criadoras da CUT do Acre, em 1985. Foi companheira de luta de Chico Mendes em defesa do meio ambiente.  Foi eleita a vereadora mais votada em Rio Branco, em 1988, para em seguida obter a maior votação para deputada estadual, em 1990.  Em 1994 foi eleita senadora da República, pelo Acre, sendo reeleita em 2002. Foi Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT e, em 2003, foi nomeada ministra do Meio Ambiente, cargo que ocupou até 2008, quando entregou sua carta de demissão ao presidente Lula e voltou ao Senado da República.

Cada um dos/as 3 candidatos(as)  possuem os seus pontos fracos e os seus pontos fortes, mas são candidatos/as que possuem uma história de luta conforme mostra os dados acima. Espera-se que seus programas e propostas, mesmo que com diferentes ênfases no econômico, no social e no ambiental, respondam aos principais desafios do país. Caberá ao povo brasileiro escolher a personalidade e o programa que considerar melhor para o futuro imediato do Brasil.

Evidentemente a democracia não é um regime perfeito e que resolva todos os problemas de forma automática. A corrupção, por exemplo, mina as principais qualidades do regime. Um problema que pode destruir por dentro o regime advém da falta de uma participação efetiva da maioria da população e da falta de um rumo que coloque os interesses gerais e de longo prazo sobre os interesses de curto prazo e egoísticos de grupos privilegiados. A democracia é uma condição importante e fundamental para o desenvolvimento humano e sustentável, mas não é uma panacéia e jamais conquistará os corações e mentes da maioria se não apresentar resultados concretos para melhorar a qualidade de vida da população e do meio ambiente.
Por muitas vezes o desinteresse da população de se inteirar da transformação de situações negativas dentro do regime vigente, é por não ter tido êxito de situações que foram devidamente descobertas, analisadas, interpretadas, esclarecidas e por vezes não houve uma sequer repreensão dos componentes deste devaneio. O que nos faz perder a fé em nossos representantes jurídicos.
No dia 31 de Outubro, será realizado o segundo turno de nossas eleições, onde a disputa entre dois dos três candidatos evidenciarão um acordo ou não com o terceiro e uma qualificação em nossa democracia.
Luiz Antonio Dobroca

Votar: Vale a pena ou não? Parte II

Votar: Vale a pena ou não?

A semana passada fizemos um artigo intitulado “vale a pena votar ou não”, onde diversas e diferentes opiniões foram expressas, porém sempre com um sentido individual, de cada participante, não como uma visão ampla de um sentido democrático.
Esta semana tivemos a eleição em que houve maior número de eleitores e consequentemente maior número de candidatos eletivos.
O descontentamento com a impunidade de nossos representantes, foi sentido nesta eleição através da eleição de um representante circense, que levou mais de 1 milhão e trezentos mil votos.
Nada tenho contra este digno representante de um povo que em vias de expressar o descontentamento do poder vigente mesmo cerceando com provas contundentes não levou e creio não irá levar estes representantes pilantras ao seu lugar devido, a cadeia e o arresto de seus bens, para o honorário público.
Mas cada povo tem o governo que merece, porém o que nos enaltece como brasileiro é que o sistema foi e com crédito enaltecido por muitos países do mundo acompanhados por principais líderes políticos não só da América latina, como de outros mandatários.
Cerca de 135 milhões de eleitores, estiveram compondo direito à cidadania votando em seus representantes, onde não houve nenhuma desavença que pudesse ser uma barreira para nosso avanço democrático.

Diversos mandatários de países vizinhos ao Brasil enviaram congratulações ao presidente do Brasil, Lula, como Evo Morales, Fernando Lugo, Hugo Chaves, congratulando o bom desenvolvimento de nossa democracia.
Hoje estamos nos preparando para as eleições do 2º turno que se realizará em 31 de outubro, com a finalidade de escolhermos nosso presidente entre Dilma e Serra e alguns estados seus governadores.
Este é um grande passo para uma nação, o bom desenvolvimento da democracia, porém podemos questionar, o povo esta preparando para acolher as idéias e o trabalho que será executado pelos seus representantes, ou este estarão somente executando o que lhe convier.
Esperamos que este próximo governo venha a nos colocar junto a principais nações econômicas e sociais da terra, afim de que eu possa falar que valeu  a pena votar.
                                                                                                          
Luiz Antonio Dobroca
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...