Poderíamos citar muitos exemplos de como a informática facilitou a vida do profissional do Direito. A composição de petições é hoje enormemente facilitada pelos editores eletrônicos de texto, que permitem revisar o resultado quantas vezes forem necessárias, até atingir a forma ideal. É possível até colecionar um banco de modelos de petições, pareceres ou sentenças mais comuns para poupar esforço.
A Internet representa o coroamento de todo um processo de informatização que facilitou o acesso do jurista à informação. Para saber do estado de um processo nos tribunais superiores, não é mais preciso contatar um profissional em Brasília: basta ligar o computador e acessar a Internet.
Para o nosso aluno do curso de informática Carlos Alberto de Freitas (foto acima), estudante de direito da faculdade UNIESP, o curso de informática tem sido indispensável e indicado pelos próprios professores da universidade.
A seguir, um resumo da saudação de Ophir Cavalcante, presidente da OAB, à Comissão de Informática e Estatística da OAB:
"A importância da informática na vida das pessoas é algo fundamental nos dias de hoje. Estamos vivendo uma revolução tecnológica, que tem uma influência decisiva no dia-a-dia de todos nós. Acabaram-se as barreiras e a informática quebrou paradigmas de até então, e isso tem um reflexo também na advocacia. Precisamos avançar com a informática na advocacia, seja a nível interno na OAB, para construir uma gestão profissional, uma gestão única dentro da OAB no Brasil inteiro, seja para levar a informática à advocacia brasileira - que está sendo chamada a responder em suas atividades cotidianas, em função da implantação e implementação do processo eletrônico nos Tribunais. Portanto, a missão da Ordem neste momento é responder a essas duas vertentes, a interna e a externa, fazendo com que haja um trabalho efetivo da OAB em favor da advocacia brasileira no que diz respeito à sua inclusão no mundo digital".
Gostei muito do seu artigo.
ResponderExcluirachei um site com um artigo interessante também
informatica
Gostei muito e tive muito mais noção do meu tabalho obrigado
ResponderExcluir