quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Profissões em Evidência



A maior parte do conjunto de uma profissão é composta por mulheres, porém aos homens compete o aprimoramento desta profissão, onde se busca alcançar um objetivo proposto ao cliente, a beleza.
O cabeleireiro (a) é hoje um profissional buscado em qualquer lugar, pois o mercado está em crescimento social e a busca incessante para este levá-lo a um mercado de competição, onde o salário e os benefícios são tratados individualmente entre o contratante e o contratado.
Por ser uma profissão que não requer muito estudo e sim mais habilidade, diversas escolas tem procurado ampliar os meios e os métodos de aprendizagem para que o aluno alcance seu objetivo o mais rápido possível  que pode ser de 1 a 2 anos.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e para conquistar clientes fiéis é necessário um trabalho bem feito em cada corte, e o tratamento em cada atendimento.
O aperfeiçoamento contínuo é fundamental para seu reconhecimento profissional.
A organização Educacional Ler e Escrever em parceria com a “Federação das Escolas de Cabeleireiro e Similares do estado de São Paulo” vem através de sua sede na Rua Dr. Carlos Botelho, 427 – Brás procurar formar alunos com Diploma de Profissionalizante desde 2005. Onde já foram inseridos no mercado de trabalho dezenas de alunos que hoje estão trabalhando em grandes salões ou são proprietários de seu salão de cabeleireiro.
Para quem está entrando neste ramo, o trabalho em equipe é uma excelente opção para quem é novo no ramo e pretende ter mais conhecimento da rotina de um salão de cabeleireiro antes de pensar em abrir seu próprio negócio.
Essa alternativa de iniciar a carreira prestando serviços é aconselhada por  profissionais já atuantes, pois as experiências junto a colegas de trabalho são fantásticas e contribuem para sua valorização e aperfeiçoamento .
O curso de cabeleireiro (a) profissional no ler e escrever tem a duração de 1 ano, sendo as aulas de 2º, 3º e 4º feira das 19 as 21:30 horas ou das 11 às 16:00 de 4º feira.
Para maiores informações entre em contato conosco pelo fone 3497-1656 ou acesse nosso site: http://www.lereescreversp.com.br/

Curso de Cabeleireiro (a) Profissionalizante:
- Fundamentos de Colorimetria;
- Conceitos Básicos da lei das cores;
- Cores consecutivas e reflexos;
- Como Avaliar o cabelo;
- Técnicas de Clareamento;
- Aplicação de coloração por oxidação;
- Dicas de coberturas e novos tons para os brancos;
- Coloração de cabelos curtos;
A palavra visagismo deriva do francês visage que significa: rosto
É a arte de embelezar, transformar usando tinturas e cortes no cabelo. Para criar uma harmonia de cor é fundamental reconhecer e identificar o tom da pele sendo que é importante descobrir se a pele é quente ou fria.
Dentro do organograma de cortes o aluno aprenderá:
- Corte Reto:
É um dos primeiros cortes, onde é utilizado em tamanho médio, sendo o mais pedido pelas mulheres. ”Quero cortar só as pontas”.
- Corte Assimétrico:
É um corte irregular dos cabelos com um lado maior que o outro e os fios são completamente desestruturados.
Você aprenderá a fazer corte desfiado em cabelos compridos, Chanel e para realçar a beleza dos cabelos curtos.
- Corte Estilo Chanel:
É um clássico e nunca sai de moda.
Os cabelos curtos são super práticos e fácil de lavar, secar e arrumar.Você aprenderá deferentes tipos de corte curto, como:
Repicados, com efeito para dar volume e curto fashion.
A escova é um dos serviços mais utilizados no salão de cabeleireiro, onde você aprenderá técnicas para fazer uma escova eficiente tanto para finalizar o corte, quanto para usar como penteado em várias ocasiões.
O relaxamento é feito com produtos específicos usados para soltar os cachos. Sua composição é de extratos vegetais, parafina, ceras e queratinas, produtos que hidratam e dão brilho ao cabelo.
O relaxamento é uma técnica mais leve e sutil de alisar os cabelos.
Todo este processo de aprendizagem é supervisionado por professores profissionais da federação tanto nas aulas teóricas como nas práticas.
Se você tem o dom e quer mesmo se profissionalizar nesta área procure uma escola voltada a esse ramo e obtenha bom êxito em sua vida.
                                                                                                      Luiz Antônio Dobroca

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Votar: vale a pena ou não?


Estamos na semana que antecede o dia das eleições e muitas pessoas estão a se perguntar se vale a pena ou não este ato cívico, democrático, conquistado por um povo que foi a luta e hoje possui o direito de escolher seus representantes.

Pelo sistema vigente no Brasil, o povo tem direito a escolher, no tempo devido, aos representantes do legislativo, executivo e judiciário, cada qual, digno representante legal.

Um caminho árduo, por vezes, porém almejado por alguns para serem dignos representantes do povo, para o povo, pelo povo, onde o propósito pessoal deve ficar em 2º plano.

Qualquer povo, qualquer cidadão, possui e tem direito de escolher a uma pessoa que venha a lhe representar junto aos órgãos público afim de que venham contribuir, mas também ser beneficiados por estes.

Muitos países do mundo possuem o mesmo sistema representativo que o Brasil, e como tal, tem seus dignos representantes voltados aos interesses da nação.

Isto leva-nos a ter uma interação maior entre o eleitorado e o eleitor, motivando-nos a buscar representantes que possuam um passado limpo e idéias inovadoras que depois se assim for eleito venham a beneficiar seu povo trazendo benefícios e dignidade a estes com direito a cidadania.

Aqui no Brasil, como em todos os países do mundo iremos encontrar pessoas que deveriam ser nossos representantes, mas com o intuito particular de tirar vantagens do posto que esta exercendo.

Porém ainda existem pessoas que sendo representantes do povo, possuem atitudes diferenciadas e se mostram interessadas em solucionar ou simplesmente dar atenção as necessidades de seu povo.

Talvez por isto, e pela esperança de dias melhores com bons exemplos é que devemos levar adiante estas motivações patriotas, que é o de eleger nosso representante.

Se almejarmos mudanças ou queremos continuísmo, cada um deve analisar o que é bom para o nosso país, como um todo, não individualmente.

Pois isto, cedo ou tarde, virá em benefício a nós também. Hoje temos muitas opções para votarmos, não devemos esperdiçar a oportunidade de conscientemente votar em nossos dignos representantes que estarão decidindo sobre nossas causas, nos próximos quatro ou oito anos, como é o caso dos senadores.

Espero que venhamos a ter pessoas dignas para que possamos construir um Brasil ainda melhor a todos nós. Boas eleições e que Deus nos abençoe.
“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor.” (Sl 33:12)

Luiz Antonio Dobroca


sexta-feira, 24 de setembro de 2010



O Salão do Estudante é a maior feira de educação internacional da América Latina. O evento proporciona a você a oportunidade de conhecer diversas instituições estrangeiras, conversar com seus representantes e obter todas as informações necessárias para que tenha uma experiência internacional bem sucedida.

Diretores e representantes dos departamentos internacionais estarão disponíveis para esclarecer suas dúvidas sobre estudos no exterior. Diversas opções de cursos serão oferecidas, desde High School até doutorado, além de MBA, cursos de línguas, escolas técnicas e estágios.

Instituições de ensino de países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Japão, Espanha, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Argentina, Suíça, França, Itália e África do Sul, dentre outros, estarão presentes. Além disso, o Salão do Estudante conta com a presença de agências de intercâmbio com propostas e destinos variados, promoções especiais e pessoal treinado para responder suas perguntas e dar dicas sobre vistos, hospedagem e até seguro saúde.

A Feira do Canadá, que tem apoio do Consulado Canadense, estará presente no evento. O grupo conta com a participação de mais de 50 instituições educacionais canadenses, incluindo escolas de línguas, high schools e universidades. Você conhecerá também representantes do governo das principais províncias do Canadá.

Além disso, poderá conversar com ex-alunos brasileiros que já estudaram lá fora e participar de seminários que fornecerão informações sobre os principais destinos procurados pelos brasileiros e cursos oferecidos em cada país e, ainda, conhecer curiosidades culturais de cada canto do mundo.
O valor do ingresso para entrada na feira é de R$ 10,00 (inteira) ou R$ 5,00 (meia). O Convite VIP dará acesso gratuito à feira. Para conferir maiores informações de quando a feira se realizará em seu estado acesse www.salaodoestudante.com.br/sobre-o-evento
Outros sites:
http://www.jbrichards.com.br/
http://www.stb.com.br/
http://www.ci.com.br/
http://www.ef.com/
http://www.londonconnexion.com.br/

terça-feira, 21 de setembro de 2010

IBGE: Brasil ainda tem 14,1 milhões de analfabetos

IBGE: Brasil ainda tem 14,1 milhões de analfabetos

A taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas de 15 anos ou mais de idade caiu de 10% para 9,7% entre 2008 e 2009, a quinta queda consecutiva. No entanto, mesmo com a queda, este porcentual ainda representa um volume grande em números absolutos, somando 14,1 milhões de analfabetos no País em 2009, a maioria concentrada entre homens, maiores de 25 anos e localizados na Região Nordeste. As conclusões constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IBGE também apurou uma discrepância entre analfabetos homens e mulheres: em 2009, a taxa de analfabetismo entre homens de 15 anos ou mais de idade foi de 9,8% e a das mulheres, para a mesma faixa etária, foi menor, de 9,6%. Ainda segundo o instituto, 92 6% dos analfabetos em 2009 tinham 25 anos ou mais de idade.
Entre as regiões, o Nordeste é o destaque negativo, com taxa de analfabetismo em 18,7% em 2009, a maior do País. A segunda posição entre as regiões com maior proporção de analfabetos ficou com a Norte, com taxa de 10,6%, seguida por Centro-Oeste (8%), Sudeste (5,7%) e Sul (5,5%).
O instituto também apurou que a taxa de analfabetismo funcional, que é o porcentual de pessoas de 15 anos ou mais de idade com menos de quatro anos de estudos completos, foi duas vezes superior à taxa de analfabetismo, com resultado de 20,3% em 2009. Mas esta taxa foi menor do que a apurada em 2008 para analfabetismo funcional, de 21%.

Rede pública
A rede pública de ensino foi responsável por mais da metade dos estudantes do País e responde por 78,1% do total de 55,2 milhões de alunos pesquisados em 2009 (43,1 milhões de pessoas). Os alunos que utilizavam a rede particular de ensino somavam, aproximadamente, 12 milhões, de acordo com a PNAD.
Entre os alunos que frequentavam a rede pública de ensino, 54,7% estavam na esfera municipal, 42,9% na rede estadual e 2,4% na federal. De acordo com o IBGE, a rede pública foi responsável pelo atendimento da maioria dos estudantes que cursavam até o ensino médio. No entanto, ao se focar apenas o ensino superior, a rede privada atendeu 76,6% do total de estudantes (4,9 milhões de alunos).
A PNAD mostrou ainda que a taxa de escolarização subiu de 72,8% para 74,8% nas crianças entre 4 e 5 anos, de 2008 para 2009. No mesmo período, avançou de 97,5% para 97,6% nas crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. E cresceu de 84,1% para 85,2% entre adolescentes de 15 a 17 anos.
Ainda segundo o levantamento, a população de dez anos ou mais de idade em 2009 atingiu 7,2 anos de estudo em média. Ao se separar homens e mulheres de dez anos ou acima, a média de anos de estudo é maior entre as mulheres, de 7,4 anos, contra 7 anos para os homens. Aproximadamente um terço das pessoas de dez anos ou mais tinham pelo menos 11 anos de estudo.

sábado, 18 de setembro de 2010

Comemoração da Unidade Ler e Escrever” em Campinas/SP.

A  comemoração do encerramento do 1º Semestre de Campinas/SP, reuniu alunos, educadores, amigos e familiares dos alunos, na Catedral Avenida João Jorge,  256.  
A unidade comemorou a implantação,  o desenvolvimento e crescimento da Unidade, neste evento foi realizado uma oração pelos alunos e para todos os envolvidos por esta causa da Alfabetização para Adultos e Jovens.  
A Educadora Natalina parabenizou e comentou o esforço, aprendizado e a evolução dos alunos, segundo a educadora, muitos não possuíam ou tinham pouco conhecimento e agora já aprenderam a Ler e Escrever. Foi muito forte vê-los após tanto trabalho e dificuldades lendo o primeiro capítulo da Bíblia Sagrada ...Gênesis  "1. No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia".

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Repetência Escolar



Repetência Escolar

Esta semana estava lendo matérias voltadas a repetência escolar, em algumas revistas de renome, cujo conteúdo da informação se diz confiável.
     Nesta matéria, havia uma discussão entre educadores, psicólogos, sociólogos e pessoas voltadas a estruturação de novas metas a serem desenvolvidas para a educação escolar no próximo período, ou seja no ano que vem (2011).
     Dentre as dificuldades que envolvem a repetência escolar, notei que uma questão levou maior distinção do que outra, a de uma sociedade conformista e pouco louvável sobre as causas que geram este tipo de situação.
     Alguns participantes, diziam que nossa sociedade é conivente com tal situação, onde não se esmeram para terem aulas de qualidade, que gerariam alunos capacitados, incentivados e qualificados para serem inseridos no mercado de trabalho, gerando futuros trabalhadores dignos do direito a sua cidadania.
     Esta conivência só convém a alguns que querem ter num futuro bem próximo a desestruturação educacional, para serem os primeiros a terem partido das deficiências que se farão por não optarem por um ensino de qualidade.
     Para que possamos ter um ensino de qualidade, devemos investir na estruturação escolar, capacitação dos educadores, prêmios aos educadores que optarem por se qualificar, conscientização dos alunos e seus pais sobre os passos que serão dados para benfeitoria de seus filhos, etc.
     Projetos devem ser feitos por quem já atua na área há muito tempo e tem visão de como devemos nos capacitar para estarmos inserindo qualidade nas ações que se sucederão e no comportamento dos que anseiam por melhoras.
     Projetos ineficazes, de pouca visão, como o “Multiplicando Saber”, que previa uma bolsa-reforço de $50,00 para alunos de 6ª e 7ª série, que não estivessem bem em matemática, levou a diversas discussões que não chegaram a lugar nenhum.
     Este reforço estaria sendo ministrado por alunos que cursariam o ensino médio recebendo uma ajuda de custo de $115,00. O que foi criticado de Norte a Sul, pelo absurdo que representa dentro da área pedagógica.
     O projeto foi apresentado a toda a rede através de um folder intitulado “Multiplicando Saber”. Está na Internet: www.multiplicandosaber.org.br. Contém na capa o brasão do Estado de São Paulo, e é encabeçado pela identificação “Secretaria do Estado de Educação”.
     O objetivo deste projeto era que o valor dado aos alunos, seria revertido na compra de livros, para que estes pudessem mudar esta situação de repetência escolar.
     Mas sabemos muito bem, que a grande dificuldade não é a falta de materiais didáticos e sim a conscientização de valores de uma sociedade corruptível e sarcástica que introduz leis que não levam a nada do que é proposto.
     Até o secretário da Educação, Paulo Renato Costa Souza, afirmou textualmente o seguinte, é necessário reiterar que o programa Multiplicando Saber não faz parte de nossas políticas que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo.
     É quando o barco começa a afundar, os ratos são os primeiros a fugir e não tem nada com isto, ou seja, não vi, não ouvi e não sei de nada.
     Muitos países que saíram de ruínas, hoje são expressão dentro da Educação. Porque não podemos aprender com eles, algumas decisões que venha a beneficiar nossa estrutura escolar. Podemos nos adaptar a uma realidade que venha a beneficiar nossos alunos a curto e longo prazo. Mas com qualidade de informações e não balelas.
                                                                                                                                                                                                                                                                       Luiz Antonio Dobroca

Ler e Escrever no Morro do Moco

Ler e Escrever "Morro do Moco"
Sala de aula do Ler e Escrever

Pastora Raquel Reis responsável pelo trabalho em Angola

Ativistas da ABC

MORRO DO MOCO - O 2º MAIS ALTO DE TODA AFRICA! ABC ESTÁ CONSTRUINDO UMA ESCOLA COM CINCO SALAS PARA CRIANÇAS EXTREMAMENTE CARENTES
Essa aldeia africana tem nome Morro do Moco porque este morro é o 2º maior da África está localizado na província do Huambo, nesta comunidade a língua oficial é humbundu o português é a segunda língua. A ABC visita e apóia aquela comunidade porque são carentes de tudo. Nosso pessoal solidário e despojado tem ido até aquela povoação levar ajuda humanitária como podemos ver nas fotos abaixo.
O clima lá em cima é extremamente quente pela manhã e muito frio à noite, este monte é famoso na África, ele recebe cristãos de todas denominações para exercer a fé em Deus através das orações, pois o morro além de ser alto, é ingrime, tem muitas pedras que dificultam o acesso e é necessário preparo físico pois é sacrifício mesmo.
Surgiu a idéia de apoiar as crianças e adultos com o Ler e Escrever”,pois lá não há escola perto, a mais próxima tem que andar quilômetros, então as crianças nascem, crescem e não tem acesso escolar. A ABC então resolveu unir esforços com o governo local para fazer uma escola com algumas salas e dar condição de enviar professores e todos material didático para lá.
As crianças, jovens e adultos da vila estão muito felizes com o início do “Ler e Escrever”, e já ganharam até um incentivo, a ABC doou uma televisão com antena parabólica, pois eles nunca tiveram.
Estamos batalhando para realizar o término da escola, pois aquela região chove intensamente e tem impedido o término da construção, teremos que esperar as condições meterológicas e segurança do mesmo, adiamos até os ativistas e o arquiteto dar deferimento a construção.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...